“Vós, porém, tendes a unção do Santo e sabeis todas as coisas” (1Jo 2,20).

Quem eram estas pessoas? Pelo modo de João descrever seus leitores, pode-se imaginar que ele estava se dirigindo a eruditos e santos! Mas a verdade era que eles eram cristãos normais – pessoas não tão diferentes de nós, que enfrentavam os desafios de seguir a Cristo num mundo de trevas  e pecado. No contexto, sua comunidade tinha sido recentemente abalada por divisões internas e alguns membros se separaram  e pelo fato de João não ignorar os problemas e simplesmente fazer elocuções agradáveis, suas palavras de encorajamento permanecem verdadeiras até hoje.Elas apontam para uma imutável fonte de vida e esperança: O Espírito Santo, hóspede da alma. Agarre-se a ele, João insiste. Ele o conduzirá.

Todos sabemos que ser cristão não significa que passamos por cima dos problemas ou que esperamos que Deus mantenha as dificuldades longe de nós. Significa entre outras coisas cultivar a presença interior do Espírito pela qual fomos marcados. E então poderemos vencer os desafios da vida seguindo suas moções, caminhando com Jesus e experimentando a plenitude de vida que as Escrituras prometem.

João sabia que a fé da comunidade se tornaria mais forte no meio da tormenta, se ela se mantivesse firme em Jesus.  O mesmo é verdadeiro para nós. Às vezes somos tentados a confiar em nós mesmos, ao invés de confiar no Senhor, quando as circunstâncias ficam espinhosas. As dificuldades podem fazer com que nos sintamos abandonados ou conduzidos a fazer coisas fora do normal. Mas a resposta real para os problemas – a vida abundante do Espírito habitando em nós – advém quando nos voltamos verdadeiramente para o Senhor Jesus em oração. Os céus se abrem e temos acesso à força, vida e sabedoria de Deus.

Adentrando neste novo ano, busquemos, então , uma intimidade maior com a pessoa do Espírito Santo que guarda tais tesouros. Passemos um tempo maior na companhia de Jesus em oração e na leitura da Escritura. Busque a orientação do Espírito especialmente em tempos de  dificuldade. Você foi ungido pelo Espírito, - “tendes a unção do Santo - .Que diferença concreta isto fará no seu modo de viver neste ano?

2005,2006,2007 não é apenas uma sucessão cronológica, mas, a nossa história rumo ao Absoluto, à Plenitude e Ele veio e nos ungiu para que tivéssemos vida e vida em plenitude por Cristo, com Cristo e em Cristo.

Mons. Jaelson Alves de Andrade
Capelão do Ministério Público

Anteriores:
O Velho Problema das Drogas O Velho Problema das Drogas
Humildade x Orgulho Humildade x Orgulho
Quando Deus Criou as Mães Quando Deus Criou as Mães
Doutoras Doutoras
Recomeçar Recomeçar
As Duas Faces do Amor As Duas Faces do Amor